02 novembro 2011

Desenhar é uma Arte!

02 novembro 2011 by Unknown · 1


Desenhar é uma arte! E como toda a arte, é necessario amor e dedicação. E o resultado? Desenhos expressivos que nos envolvem, nos contagiam e nos deixam admirados!

Sobre essa arte, Leonardo Tatarana, de Indaiatuba SP e Jonathan Proença de Sorocaba SP nos contam um pouco mais. Léo é professor de desenho e já participou de muitos concursos e realização de oficinas de desenho em eventos e escolas na região de Campinas SP, muitos deles projetos voluntários. O Jonathan já desenha há alguns anos como hobby e está começando a se profissionalizar nessa arte como desenhista e participar de exposições. Ele é o autor das Tirinhas FAIL do blog do Gato!

O Gato pergunta:

Como você desenvolveu essa paixão por desenhar?
Léo: Vou trocar a palavra, na verdade é um amor ao desenho, as expressões que conseguimos transpor com ele! Amor, por que, faço o que faço sem pensar num retorno financeiro, embora sobreviva com o que faço! Geralmente, o que faz alguém começar a se interessar por desenho, é um personagem preferido, FanArt, onde sempre tentamos reproduzir no papel; ou por algum amigo ou parente que desenha. Eu comecei através de um Anime, os Cavaleiros do Zodíaco, vi alguns amigos da escola desenhando, quando resolvi desenhar também. Desde então, nunca mais parei!

Jonathan: É difícil dizer exatamente quando. Eu sempre gostei não só de desenhar, mas também gosto de analisar outros desenhos e técnicas. Tento desenvolver meu próprio estilo com base naquilo que vejo. Acredito que o resultado tenha sido positivo até agora!

E você se inspira em algum estilo ou artista para as suas artes?
Léo: No começo me inspirei em alguns artistas sim, mas hoje não me prendo mais a estilos, mas sim ao que gosto de fazer! Aprendi muito com muitos artistas, apesar de eu ser autodidata, tudo que estudei e estudo vem de outros profissionais, então, não só eu, mas muitos desenhistas que conheço, têm influência de Denise Akemi, Roger Cruz, Mário Freire (Lápis de Cor), Mozart Couto, etc. Nisso mencionando apenas artistas brasileiros.
Com a expansão da internet, cada vez mais rápida e acessível, conheci muitos artistas com talentos sobre-humanos, onde aprendo muito observando suas técnicas (muito deles, conheci pela famosa rede social de artistas visuais, o DevianArt). Sem a internet, esses novos conhecimentos seriam impossíveis ou difíceis de obter, então evolui muito, e muitos artistas evoluem com uso das “referências” que a internet proporciona!

Jonathan: Sim! No ano de 2010 quando fui ao Anime Friends tive a oportunidade de ver pessoalmente os trabalhos de um Artista chamado Mário Freire.  O modo realista como ele desenha usando lápis de cor me chamou muito a atenção! Aquilo era um muito diferente de  tudo que eu já havia visto! Até hoje ele serve de inspiração pra mim, e para vários outros artistas também!

Qual desafio você já aceitou que foi mais difícil ou hilário?
Léo: Meu maior desafio foi, e ainda é (não só para mim, mas para muitos artistas do Brasil!) aceitar essa habilidade como profissão e escolhê-la como prioridade para o futuro! Você tem muita cobrança tanto profissional quanto pessoal, conseguir concluir metas e horários, como qualquer outro trabalho. Pois agora não é só apenas um Hobby!
Como professor de desenho, os desafios são ainda maiores, pois estamos colocando o aluno num caminho para o futuro e escolha de alguma área do desenho (ilustração), sempre mencionando e exemplificando os desafios e obstáculos que temos em nosso país, sem deixá-los desanimados com o futuro que os esperam, o imenso trabalho que é exigido do desenhista.
Situação hilária teve aos montes, principalmente pessoas fazendo pedidos estranhos
(O gato: Quais são esses pedidos estranhos? ^^)

Jonathan: Poucos meses depois de criar e divulgar meu Blog surgiu minha primeira oportunidade para expor meu trabalho. A organização do Union Anime Fest visitou o Blog e me convidou para participar deste evento. Para mim foi uma emoção e uma alegria enorme, porque além do contato com o público, pude garantir novas oportunidades. Dentro em breve participarei do Anime Marah, em Itu, junto com outros grandes artistas! Nada mal para um artista amador!

Léo Tatarana é também administrador de um dos parceiros do Blog do Gato, o Anime Shibuya. “recentemente estou organizando Concursos de Ilustração em nome de um grupo de admiradores de minha cidade, o Anime Shibuya, que acontecem pelo menos duas vezes no ano, não deixe de acompanhar os concursos em nosso site!”. Léo também está acompanhando um projeto sobre a criação de uma associação de Artistas Visuais da cidade de Indaiatuba e desenvolvendo exposições futuras com temas específicos.

Jonathan fez sua primeira exposição no mês de Outubro no evento Union Anime Fest em Sorocaba e fará sua próxima exposição dia 27 de novembro no Anime Marah em Itu. Ele já fez desenhos temáticos para a organização do Anime Marah e Union music, que organizou o Union Anime Fest, e em breve fará para a banda de J-rock EmpArween.

Vejam os desenhos do Léo e do Jonathan a seguir!



  







 Sempre preferi fazer tudo com muita dedicação, amor, paciência, persistência. Sempre desenhando com intenções e emoções positivas. O Desenho é terapia, recomendo a todos!” completa Léo.





1 Responses to “Desenhar é uma Arte!”

Anônimo disse...
1 de dezembro de 2011 às 11:11

Adorei a postagem Samira!

Ficou muito boa a mesclagem das duas entrevistas!!!

^.^ v