19 junho 2011

Paixão e Arte em um Flash!

19 junho 2011 by Unknown · 0



Quem já não de deparou com uma atualização de fotos no Orkut onde o álbum está repleto de fotos estilo STOP MOTION? Ou então, após passar horas incansáveis em um Show ou um evento, finalmente chegar em casa, passar suas fotos para o PC e levar aquela decepção com fotos embaças, desfocadas, ou pior, errar o botão de visualização da câmera e deletar todas elas?

Mesmo quem diz não gostar de tirar fotos, há de admitir que ter uma boa foto de si mesmo faz toda a diferença! Sejam celulares, MPs, Webcams ou Câmeras digitais, tirar fotos está em um nível maior do que vicio ainda mais pela divulgação que pode ser feita pelas redes sociais. As fotografias expõem aquilo que gostamos e achamos engraçado, aquilo que fazemos, nossos amigos, ídolos, personagens favoritos. Mas se é por diversão ou por profissão, a arte da fotografia, para alguns soam mais como uma identidade do que um Hobby.


Thiago Fernandes, de Itu São Paulo, estudante de administração e fotografo amador, busca sempre aprimorar suas técnicas de fotografias e já é referencia na região por sua dedicação à essa arte. “Na adolescência, como a maioria das paixões, eu sempre me perguntava por que as fotos dos mesmos lugares ficavam tão diferentes, só então fui perceber a complexidade da fotografia, a infinidade de cores, luz e enquadramentos que se pode obter com uma câmera fotográfica manual” comenta.

Na entrevista para O mio do Gato, Thiago, com empolgação nos conta mais sobre sua paixão:


Você chegou a estudar técnicas para a fotografia?
Sim, a fotografia manual exige o conhecimento de técnicas, é algo que sempre estou aprendendo através da curiosidade, pesquisa e tentativa.”


Como é ver uma arte sua pronta, divulgada e admirada?
“A fotografia pronta é a grande recompensa, e ela fica com você, te motiva e mostra o que se pode melhorar. Agora referente á divulgação e admiração é algo natural que acompanha o que é bem feito e o que é feito com sinceridade.”


Qual o material básico para a fotografia?
“Com qualquer câmera com regulagens manuais já se pode dar inicio a fotografia, já nas automáticas não se tem controle nenhum de alguns elementos que fazem toda a diferença como a medição de luz, o branco, abertura e velocidade.”


Thiago também nos conta sobre qual foi o momento mais engraçado que passou fotografando: “Foi com certeza fazendo fotos da banda EmpArween   na cidade de salto, onde eles pulavam e eu os fotografava, porém nosso amigo Ricardo Silva fazia umas caretas, que todos choravam de rir das fotos, o que implicava em fazer a foto varias vezes e no final a que usamos é que ele esta tampando seu rosto com as mãos (não teve outra saída).”


Thiago já fez as fotos oficiais das bandas EmpArween e WolfKlan    de Itu São Paulo. Suas fotografias também podem ser vistas pelo Flickr e vale à pena conferir!
Para concluir perguntamos: Para os fotógrafos amadores de plantão, que dica você daria? 
“Muitos fotógrafos iniciantes não analisam suas fotos apenas disparam suas câmeras até se cansarem, não adianta, analise sua foto, depois de perceber o que cada alteração na maquina causa na fotografia, você estará pronto para fotografar” finaliza.


Fotógrafos amadores ou não, que tal mudar seu algum STOP MOTION do seu Orkut e seguir as dicas do Thiago?

Vai Também um link bem bacana de um site dedicado a aprender fotografia: http://aprendendofotografia.com/



0 Responses to “Paixão e Arte em um Flash!”